Se uma indústria quer manter-se em atividade, tem de fornecer algo absolutamente essencial para nós, como a alimentação, ou tem de fornecer valor acrescentado com os seus produtos pelos quais as pessoas estão dispostas a pagar mais Temos de oferecer algo que é absolutamente necessário para nós, como a comida, ou temos de oferecer valor acrescentado com os nossos produtos pelos quais as pessoas estão dispostas a pagar mais. Isto também é verdade na indústria da moda.
A moda acompanha-nos desde o início das primeiras civilizações. Já nessa altura, havia certas tendências que eram seguidas quase religiosamente, especialmente pelos ricos e famosos (ou seja, principalmente a classe dominante e a aristocracia dessa altura). E isto manteve-se basicamente inalterado até aos dias de hoje. A composição da sociedade pode ter mudado, mas os fundamentos permanecem os mesmos. Por conseguinte, é evidente que, para além do vestuário que protege do frio, é necessário fornecer algo mais.
À primeira vista, isto pode parecer estranho. Afinal, as roupas não são assim tão importantes para nós e, pior ainda, muitos de nós podem fazer as suas próprias roupas, mesmo que a qualidade não seja a melhor. No entanto, estamos dispostos a gastar grandes somas de dinheiro em lojas que vendem as últimas tendências da moda e passamos muito tempo a segui-las. Então, deve haver algo mais do que a necessidade prática de proteger o corpo do frio e da chuva. E, de facto, isso existe.Poucas pessoas se apercebem ou estão dispostas a admitir este facto, mas, tanto para as mulheres como para os homens, a moda não se limita a vestir-se ou a ter uma boa aparência. De facto, há duas tarefas principais a realizar.
A primeira é demonstrar o estatuto social. É por esta razão que compramos frequentemente as roupas de marca mais caras. Afinal de contas, queremos mostrar que temos um estatuto social elevado. É claro que hoje em dia já não é assim, mas a publicidade também está a impulsionar esta tendência.
Relacionado com este facto está o desejo de causar uma boa impressão aos potenciais parceiros. Afinal, as primeiras impressões são extremamente importantes e o vestuário contribui significativamente para isso. Por conseguinte, é evidente que as pessoas querem utilizar o seu vestuário para atrair a atenção, especialmente em contextos sociais. Se estas são razões suficientes para pagar mais, depende de cada indivíduo.